fbpx

Brasil é vice-campeão em torneio de rúgbi em cadeira de rodas

Um atleta do Brasil joga rúgbi em cadeira de rodas. Ele está esticando o braço para alcançar a bola que está no chão.

A seleção brasileira de rúgbi em cadeira de rodas encerrou o Japan Para Championships com o vice-campeonato. Na decisão, realizada na madrugada deste domingo (28/01), na cidade de Chiba, o Brasil acabou superado pelo Japão, por 55 a 43.

Além dos dois times citados, o torneio amistoso também contou com a Alemanha. Ao todo, o Brasil jogou sete confrontos em solo japonês. Na primeira fase, enfrentou três vezes cada adversário. Foram duas vitórias e uma derrota contra os alemães e três reveses diante dos donos da casa. Por fim, brasileiros e japoneses decidiram o título. Já os alemães ainda disputaram um amistoso contra o Blitz, clube local.

Essa foi a primeira disputa da seleção brasileira de rúgbi em cadeira de rodas neste ano. O torneio serviu como preparação para o qualificatório dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que será realizado em março, em Wellington, na Nova Zelândia. A competição irá distribuir as três vagas restantes para os Jogos na capital francesa, marcado para ocorrer de 28 de agosto a 8 setembro.

Brasil ocupa a 11ª posição no ranking mundial de rúgbi em cadeira de rodas

O Brasil ocupa o 11º lugar no ranking mundial da WWR, a federação internacional de rúgbi em cadeira de rodas. Os alemães ocupam atualmente a nona posição. Já os japoneses estão na terceira colocação e são os asiáticos mais bem classificados.

Em 2023, a seleção brasileira terminou o ano em alta após conquistar a inédita medalha de bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile. Antes disso, o time comandado por Benoit Labrecque conquistou o título da German Nations Cup, um torneio disputado na Alemanha que contou com a participação dos donos da casa, da Holanda e da seleção de jovens da Grã-Bretanha. O Brasil venceu todos os cinco jogos que realizou.

*Com informações da Confederação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Leia também