A mineira derrotou Daniela Martinez na final até 65kg e levou mais uma medalha inédita na carreira
Mais uma medalha dourada para o taekwondo brasileiros nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago. Nesta sexta-feira (24/11), Ana Carolina Moura foi campeã na classe K44, categoria até 65kg, e garantiu uma conquista inédita em sua primeira participação em Parapans. Em setembro, ela já havia sido campeã mundial de parataekwondo, no México.
Na capital chilena, Carol fez duas lutas. No primeiro confronto do dia, derrotou uma das donas da casa, Constanza Fuentes. Mesmo com a torcida local incentivando a adversária, a brasileira não se intimidou, foi pra cima e venceu com facilidade pelo placar de 33×2. A luta foi encerrada antes do término do relógio por vantagem técnica.
Já em seu segundo combate, valendo a medalha de ouro, ela enfrentou a mexicana Daniela Martinez. Em uma luta mais equilibrada, fez 12×5 para subir ao lugar mais alto do pódio e se sagrar campeã parapan-americana. Leylianne dos Santos, também do Brasil, ficou com o bronze para fechar a dobradinha verde-amarela.
“Tudo o que foi treinado, tanto aqui, quanto na minha cidade, foi colocado em prática hoje. Eu almejava o lugar mais alto do pódio e felizmente consegui isso. Só posso agradecer às pessoas que estiveram comigo nessa jornada, toda a equipe foi fundamental, e essa conquista é de todos”, comemorou a atleta.
Nesta sexta-feira, outros brasileiros também garantiram medalhas para o taekwondo: Larissa Lopes (57kg), Leylianne dos Santos (65kg) e Carlos Coelho (70kg) foram bronze, enquanto Nathan Torquato (63kg) e Silvana Cardoso (57kg) conquistaram o ouro. As disputas em Santiago seguem até amanhã e mais seis atletas vão representar o Brasil na modalidade.
Saiba mais sobre a atleta:
Carol é de Belo Horizonte (MG) e a medalha no Parapan foi um presente antecipado já que a jovem completa 28 anos na próxima segunda-feira (27). A brasileira foi campeã mundial recentemente, em setembro deste ano, no Mundial de Parataekwondo do México. Além disso, tem entre suas principais conquistas o bronze na etapa da França do Grand Prix em 2023; ouro no Pan Am Series II no Brasil em 2023; ouro na etapa da Arábia Saudita no Grand Prix de 2022; Ouro na etapa da França do Grand Prix de 2022; e bronze no Mundial da Turquia, em 2021.
A mineira tem má-formação congênita do antebraço direito e é representante da classe K44, na categoria até 65kg. Atualmente, ela ocupa a segunda posição do ranking mundial e o ouro em Santiago contará pontos importantes para a busca pela vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Santiago 2023: confira todos os brasileiros que levaram medalhas pelo taekwondo
OURO – Maria Eduarda Stumpf (52kg)
OURO – Ana Carolina Moura (65kg)
OURO – Nathan Torquato (63kg)
OURO – Silvana Cardoso (57kg)
PRATA- Fabrício Marques (58kg)
BRONZE – Cícero do Nascimento (58kg)
BRONZE – Cristhiane Neves (52kg)
BRONZE – Teresinha Santos (47kg)
BRONZE – Larissa Lopes (57kg)
BRONZE – Leylianne dos Santos (65kg)
BRONZE – Carlos Coelho (70kg)