O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 revelou as medalhas que serão distribuídas durante os megaeventos esportivos. O grande destaque é que cada uma das 5.084 medalhas inclui uma peça central de ferro hexagonal de 18 gramas que já fez parte da Torre Eiffel, concluída em 1889.
São pedaços da torre que foram removidos durante as obras de reforma do século XX e preservados. Para as medalhas, as peças foram gravadas com a logomarca dos Jogos de Paris. O hexágono é uma lembrança ao formato do território francês, uma nação que às vezes é chamada de “L’hexagone”.
De acordo com o Comitê, as medalhas representam a criatividade de Paris 2024 com um conceito excepcional: o encontro do objeto mais procurado dos Jogos, a medalha, com o símbolo icônico da França e de Paris, a Torre Eiffel.
As medalhas paralímpicas contém fita vermelha, onde estão estampados os agitos paralímpicos, símbolo formado por linhas assimétricas que representam movimento (em latim, agito quer dizer “eu me movo”). Na parte de trás, há a representação da Torre Eiffel vista de baixo. Além disso, os termos “Paris” e “2024” estão escrito em Braille nas laterais da medalha.
Já os medalhistas olímpicos irão celebrar suas conquistas com medalhas que carregam a tradicional Nice, deusa da vitória, o Estádio Panatenaico de Atenas, onde as Olimpíadas foram retomadas em 1896, e a Acrópole. Para Paris 2024, a Torre Eiffel foi adicionada em frente à Acrópole.
As Olimpíadas de Paris começam no dia 26 de julho e contarão com mais de 10 mil atletas em 33 esportes diferentes. A expectativa que mais de 200 países representados.
Na sequência, os Jogos Paralímpicos iniciam no dia 28 de agosto e seguem até o dia 8 de setembro. São 22 modalidades em disputa e 4.400 atletas de 189 nações. O Brasil já tem vaga garantida em 13 delas: atletismo, natação, vôlei sentado (masculino e feminino), goalball (masculino e feminino), futebol de cegos, ciclismo, canoagem, remo, taekwondo, tiro esportivo, tiro com arco, bocha e tênis de mesa.