Seleção Brasileira é a maior campeã da competição para atletas cegos ou com deficiência visual
A Copa América de Futebol de Cegos 2022 ocorre entre os dias 23 e 28 de outubro, em Córdoba, na Argentina. A Seleção Brasileira da modalidade foi convocada nesta quarta-feira (5/10) e, nas próximas semanas, passará pela última fase de treinamentos antes de viajar para a competição. Os atletas e a comissão técnica do Brasil ficarão concentrados no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 12 a 20 de outubro.
O Brasil é o atual e maior campeão da competição, ao vencer seis títulos dos nove já disputados. Além disso, foi medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, confirmando a hegemonia na modalidade paralímpica.
Além dos brasileiros, participam da competição as seleções da Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru. O sistema de disputa é de todos contra todos na fase classificatória. Os dois times que somarem mais pontos disputam a final, na sexta-feira, 28, às 18h. O terceiro e o quarto colocados disputam o bronze, no mesmo dia, às 16h.
Vale vaga!
A Copa América distribuirá quatro vagas para os Jogos Parapan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile. O campeão também garante vaga no Campeonato Mundial de Futebol de Cegos, que será disputado em Birmingham, na Inglaterra. Para esta competição, os brasileiros já estão classificados devido ao título do Grand Prix Mundial do México, conquistado em agosto, na cidade de Puebla.
Copa América de futebol de cegos: confira os atletas convocados para a competição
Goleiros
Giovane Batista
Luan Lacerda
Atletas de linha
Cássio Reis
Jardiel Vieira
Jonatan Felipe
Maicon Mendes
Maxwell Valente
Raimundo Nonato
Ricardo Alves
Tiago da Silva
Comissão técnica:
Fábio Luiz de Vasconcelos: técnico
Josinaldo Sousa: auxiliar técnico
Edson Júnior: preparador físico/chamador
Alexandre Silva: fisiologista
Halekson de Freitas: fisioterapeuta
Vivian Paranhos: nutricionista
João Augusto Lombardi: médico
Tabela de jogos do Brasil:
23 de outubro – 18h: Brasil x México
24 de outubro – 16h: Brasil x Argentina
25 de outubro – 18h: Brasil x Chile
26 de outubro – 18h: Brasil x Colômbia
27 de outubro – 14h: Brasil x Peru
Na sexta-feira (28/10) à tarde, ocorre a disputa pelo bronze e a grande final da competição.
Sobre o futebol de cegos
O futebol de cegos é um esporte para cegos ou deficientes visuais. As partidas, normalmente, são realizadas em uma quadra de futsal adaptada, mas, desde os Jogos Paralímpicos de Atenas 2004, também têm sido praticadas em campos de grama sintética. O goleiro tem visão total e não pode ter participado de competições oficiais da Fifa nos últimos cinco anos.
Junto às linhas laterais, são colocadas bandas que impedem que a bola saia do campo. Cada time é formado por cinco jogadores – um goleiro e quatro na linha. Diferentemente de um estádio convencional de futebol, as partidas de futebol de cegos são silenciosas, em locais sem eco, visto que a bola tem guizos internos para que os atletas consigam localizá-la. A torcida só pode se manifestar na hora do gol.
Leia também: Esporte para pessoas com deficiência
Os jogadores usam uma venda nos olhos e não podem tocá-la (caso toquem, é sinalizada uma falta). Com cinco infrações, o atleta é expulso de campo e pode ser substituído por outro jogador. Há, ainda, um guia (chamador) que fica atrás do gol adversário para orientar os atletas do seu time. Ele diz onde os jogadores devem se posicionar em campo e para onde devem chutar. O técnico e o goleiro também auxiliam em quadra. O jogo é dividido em dois tempos de 15 minutos, com 10 minutos de intervalo.
Principais conquistas do Brasil no futebol de cegos
O futebol para deficientes visuais já foi chamado de “futebol de 5” dentro do âmbito do paradesporto, mas atualmente tem como nomenclatura oficial “futebol de cegos”. A modalidade foi inserida dentro do quadro dos Jogos Paralímpicos em 2004, durante os Jogos de Atenas, na Grécia.
Antes disso já existiam competições paralímpicas profissionais realizadas pela International Blind Sports Federation (IBSA), ou seja, a Federação Internacional dos Desportos para Cegos. Assim como nas Paralímpiadas, o desempenho dos atletas brasileiros na modalidade é destaque há anos.
Confira todos os campeonatos conquistados pela Seleção Brasileira de Futebol de Cegos:
- Jogos Paralímpicos
2004 – Atenas (GRE)
2008 – Pequim (CHN)
2012 – Londres (ING)
2016 – Rio de Janeiro (BRA)
2020 – Tóquio (JPN)
- Campeonato Mundial IBSA
1998 – Paulínia (BRA)
2000 – Jerez (ESP)
2010 – Hereford (ING)
2014 – Tóquio (JAP)
2018 – Madri (ESP)
- Jogos Parapanamericanos
2007 – Rio de Janeiro (BRA)
2011 – Guadalajara (MEX)
2015 – Toronto (CAN)
2019 – Lima (PER)
- Copa América IBSA
1997 – Assunção (PAR)
2001 – Paulínia (BRA)
2003 – Bogotá (COL)
2009 – Buenos Aires (ARG)
2013 – Santa Fé (ARG)
2019 – São Paulo (BRA)
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)