fbpx

Meeting Paralímpico de Porto Alegre abre temporada de competições para medalhista parapan-americano

Atleta da natação brasileira aguarda para iniciar prova. Ele está em pé, usa touca branca, óculos de natação e short azul

O Meeting Paralímpico fez sua estreia pelo Brasil neste sábado (24/02). Em novo formato, que passará por todas as capitais do país, Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC) foram as primeiras cidades a receberem a competição. Na capital gaúcha, 236 atletas de nove estados (AM, DF, ES, PR, RR, RS, SC, RJ e SP) disputaram provas de natação, atletismo e tiro com arco.

O dia ensolarado teve início no Clube Grêmio Náutico União (GNU) com 58 nadadores presentes. Já na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa) foram 169 atletas disputando provas de pista e campo. Para completar, o tiro com arco contou com a participação de nove arqueiros no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete).

Entre os participantes que viajaram para Porto Alegre estava o nadador carioca e medalhista de bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, José Luiz Perdigão, da classe S11 (deficiência visual). O atleta competiu pela primeira vez neste ano e foi para a piscina em duas provas, representando o clube gaúcho Grêmio Náutico União. Na primeira disputa do dia, ele fechou os 100m borboleta com o tempo de 1min12s34. Já os 50m livre, uma das provas mais rápidas da natação, finalizou com a marca 30s50.

“Eu adoro vir a Porto Alegre. Isso me traz uma experiência diferenciada, agrega novos aprendizados e ainda nos permite ver os amigos”, disse o atleta, que treina no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

 José Luiz Perdigão Maia em ação durante o Meeting Paralímpico, em Porto Alegre (Foto: Silvio Avila/CPB)

O carioca tem 24 anos e naseceu com glaucoma, condição que afeta sua visão. Aos nove anos, sofreu um deslocamento de retina ao ser atingido por um brinquedo e, em seguida, começou no esporte paralímpico, no Instituto Benjamin Constant. Após os resultados no Meeting neste sábado, o nadador avaliou o início da temporada.

“Fiz duas provas e estamos dentro do procedimento. É um período inicial, primeira competição do ano e a tendência é melhorar esses índices. O objetivo, agora, é se preparar para as seletivas aos Jogos Paralímpicos de Paris 24. Mas, se conseguirmos, vamos encaixar outros Meetings na agenda de treinamentos”.

As seletivas da natação para o megaevento na capital francesa ocorrem em maio. A primeira delas será o Open Internacional da modalidade, entre os dias 2 e 4. Na sequência, nos dias 18 e 19, ocorre a Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de natação. Ambas serão disputadas no CT Paralímpico.

Outro destaque ficou por conta do gaúcho Mateus Giovani Fuhr, da classe F34 (para atletas com lesões cerebrais), nas provas de atletismo. Competindo ao lado do irmão gêmeo Miguel, o jovem de 12 anos bateu dois recordes escolares. No lançamento de pelota, ele atingiu a marca de 14m17, ultrapassando os 13m34 registrados pelo atleta Jorge Alejandro Tortoledo, em 2023.

Também no campo, mas na prova do arremesso de peso, Mateus chegou aos 5m58 e garantiu mais um novo recorde escolar, que antes era do próprio irmão, com a marca de 4m60, também alcançado no ano passado.

O Meeting Paralímpico é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e assumiu um novo formato em 2024. Neste ano, todas as capitais do Brasil vão receber uma etapa da competição, que passa a contar também com mais modalidades. Além das provas de atletismo, natação e halterofilismo, já realizadas nas últimas edições do Meeting, bocha, tiro com arco e tiro esportivo integram a programação do evento nesta temporada.

Além disso, as disputas também valem como etapas regionais das Paralimpíadas Escolares, das Paralimpíadas Universitárias e dos Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB).

O mês de março começa com as etapas de Porto Velho (RO) e Florianópolis (SC), já no próximo fim de semana. A capital rondoniense recebe provas de atletismo, natação e bocha no dia 2. Já os catarinenses vão poder acompanhar as disputas das mesmas modalidades, nos dias 2 e 3.

*Com informações do CPB

Leia também