fbpx

Tóquio 2020 não terá torcedores estrangeiros

Público nas Olimpiadas Tóquio 2020

Decisão oficial sobre a presença do público será anunciada até 25 de março, data em que inicia o revezamento da tocha olímpica

As Olimpíadas de Tóquio 2020 devem contar apenas com torcedores residentes no Japão. Agências de notícias afirmam que o governo japonês está preocupado com o atual cenário da pandemia e as novas variantes do coronavírus detectadas em diversos países, o que justificaria a restrição ao público.

A decisão oficial sobre receber visitantes para os Jogos está marcada para o final deste mês. O Comitê Organizador do evento prometeu uma resposta definitiva até o dia 25 de março, data de início do revezamento da tocha olímpica.

A presidente do Comitê Organizador de Tóquio, Seiko Hashimoto, já afirmou que a presença de atletas na Cerimônia de Abertura e de Encerramento das Olimpíadas será restrito. O número pode ser limitado a um terço do que se viu em 2016, nos Jogos do Rio. Recentemente, ela não descartou a possibilidade de que as Olimpíadas sejam realizadas totalmente sem público.

Em território japonês, pesquisas mostram que grande parte da população prefere uma competição sem público. O jornal Yomiuri, por exemplo, revelou que apenas 18% dos entrevistados são favoráveis à permissão de entrada de espectadores estrangeiros no país para os Jogos Olímpicos.

A próxima edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos ocorre na cidade de Tóquio, capital do Japão

Para tranquilizar os japoneses a respeito da segurança dos Jogos, Hashimoto explicou que todas as decisões serão tomadas com base em análises de infectologistas, incluindo o desenvolvimento de planos de contingência da Covid. Além disso, destacou o trabalho da rede hoteleira e de transportes do país, que necessitam de uma definição o mais breve possível para se planejarem.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio acontecem entre os dias 23 de julho e 08 de agosto. A competição contará com atletas em 46 esportes diferentes. Já os Jogos Paralímpicos estão programados para ocorrerem de 24 de agosto a 5 de setembro, com a disputa de 23 modalidades paralímpicas.

Tóquio 2020, mas em 2021

Tóquio foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de 2020 ainda em 2013. Esta é a primeira vez que a disputa precisou ser adiada. Antes disso, outras três edições foram canceladas devido às Guerras Mundiais. Em 1940, inclusive, a cidade japonesa estava prevista para sediar seu primeiro grande evento esportivo, mas as Olimpíadas daquele ano não ocorreram.

O Japão teve a oportunidade anos depois: em 1964, Tóquio finalmente recebeu delegações mundiais para sua primeira participação como cidade-sede da competição. Em 1972 e 1998, o país também sediou os Jogos de Inverno, nas cidades de Sapporo e Nagano, respectivamente.

Agora, o país aguarda ansiosamente pelos Jogos deste ano. Bom, acho que todos nós estamos ansiosos por essas definições, não é mesmo?

Leia também