JMarcelo Casanova mais uma vez fez história no judô paralímpico. Aos 20 anos, o judoca conquistou a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, nesta segunda-feira (20), na categoria até 90kg das classes J1/J2.
O atleta venceu a luta diante do também brasileiro Arthur Cavalcante com um Waza-ari. Com o título na capital chilena, ele soma pontos importantíssimos no ranking da categoria J2 para garantir uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
A campanha para se tornar campeão parapan-americano de judô
No primeiro confronto do dia, Casanova superou o venezuelano Hector Espinoza com um ippon. Depois, já na semifinal, um duelo complicado contra o norte-americano Benjamin Goodrich, com vitória por Waza-ari.
Como nos Jogos Parapan-Americanos as classes J1 e J2 competem juntas, o duelo da final foi contra o potiguar Arthur Cavalcante, 11 anos mais velho que Marcelo e atual vice-campeão mundial na J1.
Em um combate equilibrado, o judoca do Recreio precisou ter paciência para encaixar o golpe e também com um Waza-ari, garantiu o ouro em sua primeira participação em Jogos Parapan-Americanos.
Em entrevista ao Sportv após a conquista, Casanova falou do sentimento de ser campeão parapan-americano:
“Muito feliz com a conquista. Essa possibilidade de ter dois brasileiros na final, uma honra estar lutando com o Arthur. Estou muito feliz e agora muito confiante para o próximo desafio, que será em Tóquio”, relatou o atleta.
O encerramento da temporada pré-Paralimpíada do judoca será com a disputa do Grand Prix de Tóquio, nos dias 4 e 5 de dezembro. Atualmente na quarta colocação do ranking mundial, a expectativa é de que Marcelo possa subir pelo menos um posto após a conquista em Santiago.
Saiba mais sobre o atleta:
Natural de Caxias do Sul (RS), Marcelo tem deficiência visual em decorrência do albinismo. Ele começou na modalidade aos nove anos de idade por insistência do pai, que já praticava o esporte. Inclusive, competiu por quase toda a sua trajetória no judô convencional, chegando a fazer parta da Seleção Brasileira sub-18. Em 2021, entrou no paralímpico. Atualmente ele é atleta do Recreio da Juventude, clube da sua cidade.
O ouro no Parapan soma-se às outras conquistas douradas como o bronze nos Jogos Mundiais da IBSA 2023 e o ouro no Pan-Americano do Canadá 2022.
Judô brasileiro leva 13 medalhas em Santiago
Com a conquista dourada de Marcelo, a delegação brasileira de judô fechou sua participação em Santiago com 13 medalhas. Confira a lista completa dos judocas que subiram ao pódio nesse Parapan:
OURO Thiego Marques – Até 60kg
OURO Lúcia Araújo – Até 57kg
OURO Harlley Arruda – Até 73kg
OURO Rosicleide Silva – Até 48kg
OURO Marcelo Casanova – Até 90kg
OURO Brenda Freitas – Até 70kg
PRATA Elielton Lira – Até 60kg
PRATA Arthur Silva – Até 90kg
PRATA Meg Emmerich – Acima de 70kg
PRATA Willians Araújo – Acima de 90kg
BRONZE Giulia Pereira – Até 48kg
BRONZE Rebeca Silva – Acima de 70kg
BRONZE Sergio Fernandes – Até 90kg
Leia também: Seis mesatenistas brasileiros garantem vaga em Paris 2024