Competição ocorre em Caxias do Sul e deve reunir cerca de 4 mil surdoatletas
A 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão foi adiada para 2022. A competição, inicialmente prevista para dezembro deste ano, ocorrerá entre os dias 1º e 15 de maio de 2022, em Caxias do Sul (RS). A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (01/02), durante uma reunião entre representantes do Comitê Plural de organização do evento.
A alteração na data se deve pelo clima de incerteza deixado pela pandemia do coronavírus, visto que a vacinação tem apresentado ritmos muito diferentes países afora. A preocupação está justamente em oportunizar mais tempo para a imunização da população mundial.
O evento deve reunir cerca de 4 mil surdoatletas, de mais de 100 nacionalidades, além de comissões técnicas e público em geral. Essa é a primeira vez que a competição ocorrerá em um país da América Latina.
Além de Caxias do Sul como sede principal, as cidades de Flores da Cunha e Farroupilha também serão palco para o evento. No município caxiense, as disputas devem ocorrer na Vila Olímpica da UCS, no complexo esportivo do Sesi, nas piscinas do Recreio da Juventude e nos estádios Centenário e Alfredo Jaconi.
Surdolimpíadas: modalidades esportivas para todos os gostos
A próxima edição do evento é uma grande oportunidade para os fãs do esporte e para o público que deseja conhecer mais sobre os esportes para pessoas surdas. Ao todo, serão disputadas 21 modalidades:
- Atletismo
- Badminton
- Basquete
- Boliche
- Ciclismo
- Futebol
- Luta livre
- Golfe,
- Luta greco-romana
- Handebol
- Judô
- Karatê
- Mountain bike
- Orientação
- Tiro esportivo
- Natação
- Tênis
- Tênis de mesa
- Taekwondo
- Vôlei
- Vôlei de praia
A história das Surdolimpíadas
Considerada o segundo evento multidesportivo mais antigo do mundo, a Surdolimpíada fica atrás apenas dos Jogos Olímpicos. Organizada pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD – International Committee of Sports for the Deaf), a competição ocorre a cada quatro anos.
Sua primeira edição, realizada em 1924, na cidade de Paris, na França, foi também o primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais, visto que os Jogos Paralimpicos só viriam a ser realizados após a Segunda Guerra Mundial. Já a última edição foi realizada em 2017 na cidade de Samsun, na Turquia.
Outra curiosidade é que a competição surgiu como “Jogos Olimpícos Silenciosos” e o nome “Surdolimpíadas” só foi reconhecido oficialmente no início dos anos 2000, a partir da 19ª edição do evento, em Roma, na Itália.
De acordo com ICSD, 116 federações nacionais são membros do Comitê, sendo que inicialmente, eram apenas 9 nos jogos de Paris. Entre os recém-chegados que estão aproveitando os benefícios dessa rede mundial de esportes e inclusão social, estão países geograficamente distintos, como Jordânia, Iraque, Serra Leoa, Costa do Marfim, Bósnia e Herzegovina, Quirguistão, Seychelles e Iêmen.
Por aqui, o órgão oficial competente aos surdoatletas é a Confederação Brasileira de Desportos para Surdos (CBDS), fundada oficialmente em 17 de novembro de 1984.