fbpx

Três atletas são convocadas para o World Series de natação paralímpica

Atletas brasileiras convocadas para o World Series de natação paralímpica

Três atletas brasileiras foram convocadas para participar do World Series de natação paralímpica deste ano. As nadadoras Susana Schnarndorf, Mariana Gesteira e Laila Suzigan vão estar na competição que acontece em Aberdeen, na Escócia, entre os dias 1º e 04 de fevereiro.

Além das atletas, a delegação brasileira contará ainda com três treinadores e um classificador funcional. A lista foi divulgada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), na última terça-feira (23/01).

Leia também: Natação está entre as atividades físicas recomendadas para pessoas com síndrome de Down

A gaúcha Susana Schnarndorf, da classe S4, tem 56 anos e é uma das nadadoras mais experientes da seleção brasileira de natação paralímpica. A nadadora já participou dos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 e Tóquio 2020, do Mundial de Montreal 2013 e dos Parapans de Guadalajara 2011, Lima 2019 e Santiago 2023, quando conquistou o bronze nos 100m peito. Susana foi diagnosticada com MSA (múltipla falência dos sistemas) em 2005.

Uma mulher está nadando de costas na piscina, entre as raias demarcadas. Ela usa touca amarela e óculos azul.
Susana Schnarndor está entre as atletas brasileiras convocadas para o World Series de natação paralímpica (Foto: Rogerio Capela/CPB)

Já a fluminense Mariana Gesteira, da classe S9, nasceu com Síndrome de Arnold-Chiari, uma má-formação do sistema nervoso central que afeta a coordenação e equilíbrio. No Parapan de Santiago 2023, ela conquistou seis medalhas (cinco ouros e uma prata), sendo três em provas individuais.

Mariana também foi campeã mundial em Manchester 2023 e Ilha da Madeira 2022, e bronze nos 100m livre nos Jogos de Tóquio 2020.

A mineira Laila Suzigan, da classe S6, que tem paraparesia espástica hereditária desde os seis anos, completa a relação da convocação. A nadadora subiu ao pódio sete vezes nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023. Além disso, ela também é dona de conquistas nos Mundiais de Manchester 2023 e Ilha da Madeira 2022.

Atleta do Brasil posa para foto nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago. Ela segura uma medalha de prata na mão direita.
Dona de sete medalhas no Parapan de Santiagp, Laila Suzigan também representará o Brasil no World Series (Foto: Ana Patrícia/CPB)

+Siga o Ação Paratleta no Instagram

As três atletas do Brasil vão passar pelo processo de classificação esportiva em Aberdeen. Em 2023, a Seleção Brasileira de natação paralímpica se sagrou campeã do World Series. A equipe nacional terminou o ano com 16.085 pontos, contra 15.691 da Grã-Bretanha e 15.576 da Itália.

Leia também