fbpx

Festa da Uva realiza edição dos Jogos Coloniais para pessoas com deficiência

Menina com Síndrome de Down está fazendo massa numa máquina à mão. Um homem com chapéu de palha a auxilia.

Tradição, cultura e inclusão marcaram uma atividade especial durante a programação da 34ª Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul (RS). Nesta quinta-feira (29/02), a organização da festa realizou os Jogos Coloniais adaptados para pessoas com deficiência, no Ginásio Enxutão.

O evento reuniu cerca de 50 participantes que puderam vivenciar a prática de três provas que relembram os costumes dos imigrantes italianos: amassar uva com os pés, arremessar o queijo e fazer bigoli (massa). Os alunos fazem parte do programa de Paradesporto e Lazer Inclusivo da Secretaria do Esporte e Lazer (Smel), da Escola Estadual Especial João Prataviera e da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev), de Caxias do Sul.

Uma menina está pisando uvas dentro de uma caixa. Como ela é cadeirante, recebe auxílio do seu professor e de uma das principais da Festa da Uva.
Jogos Coloniais adaptados para pessoas com deficiência integram programação da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul (Fotos: Gisele Nozari)

Para o diretor de Esportes da Festa da Uva 2024 e titular da Smel, Gabriel Citton, a ação é parte essencial do evento. “É ótimo ver a inclusão se concretizar, bem como levar experiências únicas às pessoas com deficiência. Todos os envolvidos ficam muito felizes”, destaca.

Além dele e outras autoridades locais, as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho também acompanharam a atividade inclusiva.

Sobre a programação esportiva da Festa da Uva

Neste ano, o calendário da Festa conta com atividades esportivas em 11 modalidades: bocha de areia, bocha pontobol, bocha rafa mundial, paddle, xadrez, futebol, corrida, circuito trilhas e montanhas, bolão, futsal e beach tennis. Além dessas, torneios de escova, quatrilho e canastra (jogos de cartas de baralho) integram a programação dos Jogos de Bodega.

+Leia também: Atleta de Caxias do Sul é ouro no taekwondo dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago

As tradições italianas vão além da área central do município e se espalham pelas comunidades do interior caxiense. Os Jogos Coloniais tiveram início em 1994 e, neste ano, completam 30 anos de existência. Durante as edições da Festa da Uva, adultos e crianças interagem de maneira divertida e competitiva por meio de atividades que remetem aos antepassados locais, como fazer bigoli, debulhar milho, corrida de trator, amassar uva, arremesso de queijo, corrida de cariola, chute na mastela, corrida de saco, entre outras provas.

“Recebemos pessoas de muitas regiões para participar dos eventos esportivos. Como o calendário também engloba os Jogos Coloniais, essa é uma forma de levarmos a Festa para o interior do município. Enaltecemos, engrandecemos e agradecemos toda a comunidade pela participação”, complementa Citton.

+Siga o Ação Paratleta no Instagram

A 34ª edição da Festa Nacional da Uva segue até o próximo domingo (3/03). No mesmo dia, a rua Sinimbu, no Centro da cidade, recebe a etapa final dos Jogos Coloniais, com a disputa dos melhores colocados dos 12 distritos participantes, a partir das 14h. O distrito campeão levará o prêmio de R$ 10 mil, que será destinado à comunidade escolar local.

Leia também