A seleção brasileira de futebol de cegos goleou a França por 4 a 0 no último domingo (5/05), durante o Desafio Internacional da modalidade. A partida ocorreu no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, e foi transmitido ao vivo no Esporte Espetacular, da TV Globo. Os gols do jogo foram marcados por Raimundo Nonato (2x), Jefinho e Ricardinho.
Com o resultado, o Brasil manteve a invencibilidade diante dos franceses. No sábado (4/05), o time brasileiro ainda venceu um jogo-treino contra os mesmos rivais, também no CT Paralímpico, por 1 a 0, com um gol de Ricardinho. Somando os dois confrontos deste final de semana, a seleção brasileira de futebol de cegos já derrotou a França em 13 oportunidades e empatou em outras duas. Foram 39 gols marcados e cinco sofridos.
A pouco mais de 100 dias para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, esse foi o primeiro compromisso do Brasil após a comissão técnica, liderada por Fábio Vasconcelos, adotar um regime de concentração em João Pessoa, Paraíba, como parte da preparação para os Jogos. O megaevento na capital francesa acontecerá de 28 de agosto a 8 de setembro.
“Foi importante começar o ano ganhando, porque a gente terá tranquilidade para trabalhar. Mas sabemos que o nosso objetivo são os Jogos de Paris. Hoje, fizemos um grande jogo e esse é o primeiro passo para irmos bem lá. Consegui rodar bem o grupo tanto no amistoso como no jogo-treino. Agora, é fazer ajustes até agosto para chegarmos 100% à França”, analisou o treinador Fábio Vasconcelos.
Autor de dois gols no Desafio Internacional, o pivô pernambucano Raimundo Nonato afirmou que a seleção brasileira de futebol de cegos está no caminho certo. “Vamos continuar trabalhando. Temos algumas coisas para melhorar, mas a preparação tem sido bem realizada. Com a seleção permanente concentrada na Paraíba, sinto que estamos mais entrosados e com mais ritmo de jogo”, avaliou.