fbpx

Abertas inscrições para voluntários que desejam atuar nas Surdolimpíadas 2022

Surdolimpiadas - Competição para surdoatletas

Evento direcionado a surdoatletas ocorre em maio do próximo ano, em Caxias do Sul

O Comitê Organizador da 24ª Surdolimpíadas de Verão está selecionando voluntários que estejam interessados em participar do evento, que será realizado entre os dias 1º e 15 de maio de 2022, em Caxias do Sul (RS). A cidade da Serra Gaúcha será a primeira da América Latina a sediar a competição.

Considerado um dos maiores eventos poliesportivos (se não, o maior) da história do Estado, a expectativa dos organizadores é receber cerca de 6 mil participantes, entre atletas e comissões, oriundos de mais de 100 países. Além disso, o Comitê prevê o recrutamento de mil voluntários.

Os interessados em participar devem ter mais de 18 anos. Serão priorizados voluntários com maior disponibilidade de horário durante o período do evento e com maior número de fluências em línguas, para facilitar a comunicação com os envolvidos e surdos.

Os voluntários poderão atuar em três áreas:

  • Voluntário organizacional: para auxiliar nas arenas, acessos, deslocamentos, eventos, praça surdolímpica, dentre outras atividades.
  • Voluntário de suporte: para atuar junto às delegações nos locais de evento, arenas, competições e hotéis, facilitando a comunicação entre os participantes. Neste caso, os voluntários devem ter fluência em línguas de sinais ou espanhol e inglês.
  • Voluntário de serviços de saúde: profissionais para auxiliar em serviços voltados ao atendimento dos atletas na área de saúde, podologia, atendimento psicológico, fisioterapeutas, massoterapeutas, dentre outros.

Os selecionados passarão por treinamentos específicos de acordo com a responsabilidade de cada voluntário, aulas de Libras e receberão um kit de uniforme do evento. Além disso, todos os voluntários terão acesso aos locais de competição e, conforme a abrangência da credencial, poderão assistir às modalidades nos horários de folga.

As despesas com deslocamento até a cidade-sede, alimentação e hospedagem no período do voluntariado, ficam por conta do inscrito no programa. Será fornecido ao voluntário um lanche por dia (durante o período de trabalho de seis horas) e transporte interno para que o voluntário possa executar suas tarefas.

Saiba mais e faça sua inscrição até o dia 1º de dezembro no site oficial do evento.

Leia também