Atleta do taekwondo paralímpico participará pela primeira vez da competição continental
A mineira Carol Moura, 27 anos, fará sua estreia em Jogos Parapan-Americanos na edição de Santiago, no Chile, a partir da próxima semana. A atleta que já é campeã mundial de taekwondo paralímpico e segunda colocada do ranking mundial busca sua primeira medalha na competição continental. Ela é representante da classe K44, na categoria até 65kg.
Carol é natural de Belo Horizonte (MG) e tem má-formação congênita do antebraço direito. Antes de praticar o parataekwondo, ela experimentou outros esportes como natação, futebol, dança e ginástica rítmica. A introdução na modalidade se deu como ferramenta de autodefesa, após ser assaltada e perder um colar que sua tia deu para todas as sobrinhas quando nasceram.
Entre os 20 atletas que irão compor a seleção brasileira paralímpica de taekwondo no Parapan de Santiago, Carol é uma das 13 estreantes. Além dela, Larissa Lopes e Miriam Pio são as outras representantes mineiras de primeira viagem na competição.
Além de atleta paralímpica, Carol também é estudante de Relações Públicas. Atualmente, ela ocupa a segunda posição no ranking mundial e tem entre suas principais conquistas a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Parataekwondo de Vera Cruz, no México, em setembro deste ano. A medalha inédita no Parapan e a classificação aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 estão entre os objetivos da atleta.
O Parapan de Santiago inicia nesta sexta-feira (17/11) com a cerimônia de abertura do evento e segue até o dia 26. As disputas do taekwondo iniciam no dia 23 (quinta-feira), a partir das 10h, e vão até o sábado (25). O horário da capital chilena é o mesmo de Brasília.
Carol Moura no Parapan 2023: confira a ficha técnica da atleta
Ana Carolina da Silva Moura
Instagram: @krolinamoura
Nascimento: 27/11/1995, Belo Horizonte (MG)
Classe: K44
Categoria: até 65kg
Classificação Ranking Mundial: 2º
Principais conquistas: Ouro no Mundial do México em 2023; bronze na etapa da França do Grand Prix em 2023; ouro no Pan Am Series II no Brasil em 2023; ouro na etapa da Arábia Saudita no Grand Prix de 2022; Ouro na etapa da França do Grand Prix de 2022; bronze no Mundial da Turquia, em 2021
Continue lendo: Atleta gaúcha participa pela primeira vez dos Jogos Parapan-Americanos