Competição ocorre em Pequim, na China, até o dia 13 de março e conta com a participação de seis atletas do Brasil nas modalidades do esqui cross-country e snowboard
Os Jogos Paralímpicos de Inverno são a competição olímpica oficial para atletas com deficiência física, visual ou intelectual envolvidas em esportes de inverno. Por meio da competição mundial, o paradesporto também ganha força na neve e no gelo.
Neste ano, as Paralímpiadas de Inverno ocorrem em solo chinês, na cidade de Pequim, entre os dias 4 e 13 de março. Essa é a primeira vez que a China recebe o evento multiesportivo. Ao todo, são 46 países participantes e disputas nas modalidades na neve (esqui alpino, esqui cross-country, biatlo e snowboard) e nos esportes de gelo (parahóquei no gelo e curling em cadeira de rodas).
Os primeiros Jogos Paralímpicos de Inverno realizaram-se em 1976 em Örnsköldsvik, na Suécia. Já a próxima edição da competição ocorre em 2026 nas cidades de Milano e Cortina D’Ampezzo, na Itália, entre os dias 6 e 15 de março.
Brasil nas Paralimpíadas de Inverno 2022
Os Jogos Paralímpicos de Pequim 2022 começaram oficialmente na sexta-feira, dia 4 de março. Neste ano, a delegação brasileira conta com seis atletas que competem nas modalidades de esqui cross-country e snowboard.
A paranaense Aline Rocha e o rondoniense Cristian Ribera, atletas do esqui cross-country, já são veteranos e conhecidos nos eventos mundiais do gelo. Já os atletas Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley Santos, também do cross-country; e André Barbieri, do snowboard, fazem sua estreia na competição.
O número já é histórico: na sua terceira participação no evento, o Brasil tem a maior delegação levada a uma edição de Jogos de Inverno. Em Sochi 2014, a estreia brasileira foi com apenas dois representantes e, quatro anos mais tarde, na cidade coreana de PyeongChang, foram três atletas brasileiros (Aline e Cristian já estavam lá).
O Comitê Paralímpico Brasileiro preparou um Guia de Imprensa exclusivo sobre o tema, com a ficha técnica de cada um dos representantes brasileiros nos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022. Confira aqui!
Quais os esportes paralímpicos praticados no gelo?
Confira uma lista com seis esportes de inverno praticados por pessoas com deficiência e saiba quais as especificidades técnicas de cada modalidade. Curtiu? Já aproveita e compartilha esse texto com os amigos 😉
Esporte na neve: isso existe no Brasil?
Você já conheceu os principais esportes de inverno praticados mundo afora. Mas, e aqui no nosso país? Será possível encontrar e, principalmente, vivenciar alguma modalidade esportiva no gelo?
No Brasil, a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) é responsável por gerenciar sete modalidades olímpicas. São elas: a patinação artística, a patinação de velocidade, o bobsled, o skeleton, o curling, o hóquei no gelo e o luge.
Para melhorar o desempenho verde e amarelo nas competições, a CBDG tem buscado parcerias e soluções para que os atletas brasileiros possam evoluir em um ritmo mais acelerado e compatível com o de países que são referência nos esportes sobre o gelo.
Outras modalidades de inverno são administradas nacionalmente pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN). A entidade é responsável por sete esportes olímpicos:
- Esqui alpino
- Snowboard
- Esqui cross country
- Biathlon
- Esqui freestyle
- Esqui jumping
- Combinado nórdico
Juntamente com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a CBDN também é parceira na cogestão dos seguintes esportes paralímpicos de neve: snowboard, cross country, biatlo e esqui alpino.
Programação Paralimpíadas de Inverno 2022
Confira a agenda dos brasileiros nos próximos dias das Paralimpíadas de Inverno 2022. O SporTV transmite boa parte da competição.
* Terça-feira (8/03)
23h – Classificatórias do esqui cross-country masculino e feminino sprint, com a participação dos paratletas Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley Santos
*Quarta-feira (9/03)
1h – Semifinais e finais do esqui cross-country masculino e feminino sprint
*Sábado (12/03)
1h – Finais do snowboard banked slalom, com a presença do brasileiro André Barbieri
1h30 – Finais do esqui cross-country masculino e feminino média distância, com Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley Santos
23h – Revezamento misto do esqui cross-country
*Domingo (13/03)
9h – Cerimônia de encerramento