O atleta cearense levou a medalha de ouro para o Brasil no tiro com arco composto da classe WH1 nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023. O resultado dá ao atleta a classificação para o megaevento na capital francesa
Nessa quarta-feira (22/11), durante as disputas no Parapan, o Brasil garantiu mais uma vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A classificação para o megaevento na capital francesa foi obtida pelo cearense Eugênio Franco, no tiro com arco composto da classe WH1 (atletas com deficiências graves em três ou quatro membros). Eugênio é o atleta mais velho da delegação brasileira em Santiago e fará 64 anos no dia 15 de dezembro. Ele tem espondilite anquilosante, doença reumática que afeta as articulações.
Para esta edição, a delegação brasileira conta com 324 atletas, 190 homens e 134 mulheres, oriundos de 23 estados e do DF, em 17 modalidades. Desses competidores, 51 têm até 23 anos, 108 são cadeirantes, 132 são estreantes no evento continental, 72 treinam nos Centros de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e 11 disputaram o Parapan de Jovens, em Bogotá, Colômbia, no último mês de junho.
Leia também: Alexandre Galgani garante vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris
O arqueiro conquistou a medalha de ouro no Parapan após vencer o norte-americano Jason Tabansky na decisão de sua prova. O brasileiro registrou uma pontuação total de 135 pontos, contra 123 do adversário.
“Eu estou muito feliz. O resultado deveria ser esse porque temos apoio da Confederação Brasileira e do Comitê Paralímpico Brasileiro, com uma equipe maravilhosa. A expectativa é muito grande para Paris. Quero trazer a primeira medalha do tiro com arco para o Brasil nos Jogos”, comemorou o atleta.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro