fbpx

Alexandre Galgani garante vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024

Alexandre Galgani Paris 2024

Atleta do tiro esportivo conquistou a medalha de ouro no Parapan com direito à quebra de recorde

Além das conquistas na natação, a terça-feira (21/11) em Santiago também foi marcada pela garantia de vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 para o tiro esportivo brasileiro. O paulista Alexandre Galgani conquistou a medalha de ouro na prova de rifle em pé da classe SH2 e confirmou sua ida para a França, no próximo ano. Com a marca de 252.3, o atleta também bateu o recorde Parapan-Americano que anteriormente pertencia ao americano Mckenna Geer, 251.2.

“A medalha teve sabor de uma realização feita, de missão cumprida. Foi sensacional, não tem nem como descrever. Agora, é concentração para Paris, foco total para que eu consiga repetir tudo que eu fiz aqui, ou até melhor”, comemorou Galgani, que foi o único representante da modalidade nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Leia também: Seis mesatenistas brasileiros garantem vaga em Paris 2024

Galgani começou a carreira em 2013, após conhecer o treinador da Seleção Brasileira, James Neto, que passou a lhe dar informações mais detalhadas sobre o esporte. Não demorou muito para que o interesse do atleta aumentasse. A partir daí, ele intensificou a rotina de treinos e não demorou para que os resultados começassem a aparecer.

Além dele, o também paulista Carlos Carletti garantiu a prata na prova carabina de ar 50m deitado SH1 com uma pontuação total de 238.4. O ouro foi para a colombiana Maria Restrepo (241.5), e o bronze ficou com o norte-americano Kevin Nguyen (218.2).

Este foi o último dia de disputas do tiro esportivo nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023. O Brasil encerrou a participação com seis medalhas, sendo: dois ouros, duas pratas e dois bronzes.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

Leia também