fbpx

Lauro Chaman e Bianca Garcia são destaques do Brasileiro de ciclismo de pista

Foto em que o atleta brasileiro está em uma bicicleta participando de uma prova de rua, ao ar livre.

Bianca Garcia (classe B2, baixa visão), Lauro Chaman (classe C5, que usam bicicletas convencionais) e Victor Luise (C2) foram alguns dos destaques do Campeonato Brasileiro de ciclismo paralímpico de pista.

Juntos, os atletas que compõem a seleção brasileira de ciclismo conquistaram 13 medalhas. A competição foi disputada em Indaiatuba, no interior de São Paulo, de 18 a 21 de janeiro.

A paulista Bianca Garcia, ao lado da piloto Nicolle Borges, venceu todas as suas provas e encerrou a disputa invicta. A atleta levou três ouros, nas provas de velocidade, contrarrelógio e perseguição.

+Siga o Ação Paratleta no Instagram

A ciclista vinha de uma campanha também com três medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, em novembro, uma de ouro e duas de bronze. Em 2023, ela garantiu ainda o Prêmio Paralímpicos como melhor atleta da modalidade.

Já o paulista Lauro Chaman encerrou a competição em Indaiatuba com quatro medalhas de ouro e uma de prata. Ele foi o vencedor das provas contrarrelógio, perseguição, omnium e scratch e ficou na segunda colocação na de velocidade. Em Santiago, o ciclista obteve um ouro e duas pratas.

O goiano Victor Luise (C2) também levou quatro ouros e uma prata em Indaiatuba. O ciclista obteve a vitória na perseguição, velocidade, scratch e omnium e o segundo lugar no contrarrelógio.

Duas mulheres pilotam uma bicicleta durante prova de ciclismo ao ar livre.
Bianca Garcia (atrás), com a piloto Nicolle Borges, participam de prova do Parapan de Santiago 2023 (Foto: Alessandra Cabral/CPB)

O Campeonato Brasileiro de ciclismo paralímpico de pista serviu como base para as próximas competições. A partir da avaliação dos atletas, a comissão técnica brasileira pode realizar a convocação da equipe que irá disputar o Mundial de ciclismo de pista em março, no Rio de Janeiro.

Ciclismo paralímpico brasileiro já tem vagas em Paris

O ciclismo é uma das modalidades que contará com a participação do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris. O país já assegurou uma vaga no masculino e outra no feminino. Elas foram confirmadas em fevereiro de 2023, a partir do ranking internacional por nação da modalidade.

Além disso, a presença brasileira já está confirmada em outras 12 modalidades: atletismo, natação, vôlei sentado, goalball, futebol de cegos, canoagem, remo, taekwondo, tiro esportivo, tiro com arco, bocha e tênis de mesa.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC)

 

Leia também